0x dá os primeiros passos em direção à descentralização

0x dá os primeiros passos em direção à descentralização da governança

Em um post hoje em seus fóruns de governança e pesquisa, a equipe por trás do protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) DEX 0x anunciou planos iniciais para descentralizar sua governança através da criação de uma „semente de tesouraria de propriedade da comunidade financiada pelos Laboratórios 0x“.

„Enquanto continuamos nossa missão de criar um mundo simbólico onde todo o valor possa fluir livremente, a 0x Labs pretende experimentar o financiamento de sementes de uma tesouraria comunitária administrada por um DAO“, lê o post. „Para estabelecer o DAO, a 0x Labs identificará um conjunto de delegados bootstrap que pastorearão os passos iniciais da descentralização da governança“.

De acordo com Theo Gonella, gerente Bitcoin Billionaire de produtos da plataforma da 0x Labs e autor do post „Introducing the 0x DAO“, os membros da comunidade de longa data não devem se surpreender com a iniciativa de iniciar a descentralização.

„Nós originalmente compartilhamos nossa visão em torno da descentralização progressiva do protocolo em 2017, quando introduzimos ZRX, o símbolo de governança da 0x“, disse ele. „Sempre imaginamos que os detentores do ZRX um dia estariam em pleno controle de todos os aspectos do projeto – desde o gerenciamento do Tesouro Comunitário até a atualização do protocolo de condução“.

A mudança vem durante um período especialmente produtivo para o projeto. Uma atualização v4 em sua rede principal levou a um rally de preços para a ficha nativa ZRX no mês passado, e na semana passada o 0x Labs fechou uma rodada de arrecadação de fundos de US$ 15 milhões liderada pela Pantera Capital. A ZRX atualmente está em $1,81, mais de 300% acima do mês.

No entanto, a governança não está tomando um lugar secundário no desenvolvimento de protocolos, como diz Gonella, a governança totalmente aberta poderia estar em vigor „até o final do ano“.

„A administração de uma tesouraria comunitária é o primeiro passo natural. Ele permitirá que os titulares da ZRX se familiarizem com o sistema de governança e façam experiências completas enquanto ainda têm alguns limites seguros em vigor“, disse ele. „O próximo passo é expandir o alcance do sistema para todos os aspectos do protocolo, incluindo as atualizações que acabaram de ser facilitadas com o recente lançamento do 0x v4“.

Ao se mover para estabelecer uma estrutura DAO, o 0x junta-se a um esforço de toda a indústria em direção a uma governança descentralizada

O agregador rival e o AMM 1inch fizeram a transição para a governança DAO no final do ano passado, e hoje anunciaram uma segunda rodada de fichas de governança lançadas no ar em um novo ataque de vampiros à Uniswap. Da mesma forma, a Balancer Labs abriu recentemente uma discussão sobre os planos de agricultura de rendimento V2 da AMM para a comunidade, parte de um esforço maior para melhor descentralizar sua governança através da distribuição de fichas de governança.

Gonella diz que isto foi de propriedade da comunidade, superando a DeFi é emocionante:

„Estamos caminhando coletivamente para o território inexplorado da coordenação humana“. O maior desafio coletivo será a transição de comunidades „engajadas“ para comunidades „responsáveis“. Com o incrível crescimento na adoção da cadeia de bloqueio público e o interesse crescente na governança aberta de projetos, estamos confiantes de que a comunidade 0x fará a transição para uma comunidade totalmente responsável nos próximos anos“.

Share